sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Teoria da deriva continental

    A teoria da Deriva Continental foi proposta em 1912, pelo cientista alemão Alfred Wegener, dizia esse que há milhões de anos havia um só continente chamado Pangéia que era cercado por um só oceano denominado Pantalassa. Em tempos anteriores à teoria da Deriva Continental surgiram outras teorias propostas por cientistas que também perceberam o fato, mas não obtiveram êxito em suas descobertas, pois essas não repercutiram.
   Segundo a Deriva Continental, a Pangéia teria se rompido vagarosamente dividindo-se em dois continentes denominados Laurásia, localizado ao norte, e Godwana, localizado ao sul. Baseando-se nos perímetros africanos e brasileiros, foi observado que esses poderiam se encaixar perfeitamente, dando a confirmação de que os continentes se romperam e que continuaram a formar novos continentes, resultando no que percebemos nos dias de hoje.


Argumentos a favor da teoria de Wegener

1. Argumentos Geológicos
  
Os continentes encaixam entre si como peças num puzzle, sendo mais evidente entre as costas atlânticas de África e América do Sul.
 
 
 
 
 
 
 

2.Argumentos Paleontológicos
 
Fósseis da mesma espécie foram encontrados em locais que distam milhares de quilómetros e estão actualmente separados por oceanos. É pouco provável que estes seres vivos pudessem ter percorrido estas elevadas distâncias.
 



 
 
3. Argumentos Paleoclimáticos
 
O estudo dos climas antigos trouxe algumas surpresas. Sedimentos glaciares que só se formam a altas latitudes e baixas temperaturas, foram encontrados em zonas como a África e América do Sul. Isto indica que estes continentes já estiveram próximos do pólo sul e que entretanto se afastaram mantendo os registos nas rochas.
 

 
 
4. Argumentos Geofísicos

Wegener pressupôs que se existiam movimentos verticais, também existiam movimentos horizontais resultantes de forças actuantes ao longo do tempo. Este tipo de movimentos horizontais podiam ser comprovados pela existência de cadeias montanhosas como os himalaias.
 

5. Argumentos Geodésicos

Comparação de variações de latitude, longitude e altura, de pontos de refêrências situados em diferentes locais da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário